Aqui compartilho contos, crônicas, poesia, fotos e artes em geral. Escrevo o que penso, e quero saber o que você pensa também. Comentários são benvindos! (comente como ANÔNIMO e assine no fim do comentário). No "follow by E mail" você pode se cadastrar para ser avisado sempre que pintar novidade no blog.

domingo, 27 de junho de 2010

João Saldanha e os Crioulos

Nestes tempos politicamente corretos, sentimos falta de pessoas diretas, sinceras, transparentes, que, como fazia sempre João Saldanha, digam o que pensam e realmente pensem o que dizem. Veja a entrevista no link lá embaixo, sobre a opinião do João sobre cabeleira black power no futebol. Tanto o João era sincero que, depois de classificar o Brasil para a Copa de 70 com a melhor campanha do Brasil em todas as eliminatórias, foi detonado pela ditadura porque recusou-se a obedecer um "palpite" do General Médici para a convocação do Dadá Maravilha. Na época, se um general dava um palpite, era prudente acatá-lo. Zagallo foi mais prudente e mais político, manteve a base das "Feras do Saldanha" e convocou o Dadá, que não tinha nada a ver com a história e nem jogou na Copa. E no fim, a "cassação" do João acabou ficando mais coerente com sua biografia.

Naquela época, Pelé era tudo: rei, gênio, crioulo, só não era afrodescendente. Aliás, este é um termo cientificamente equivocado, pois nós, chineses, suecos, zulus ou guatemaltecos, somos todos afrodescendentes, com muito orguuuulhooo, com muito amoooo-or.. Uns saíram mais cedo do nosso berço comum africano, outros mais tarde. Na boca do João, falar negão ou crioulo era carinhoso. Hoje ele seria atacado pelo patrulhamento. Pois, claro, até afrodescendente, dependendo do contexto e do preconceito de quem fala, pode ser pejorativo, e um negão de responsa ou de tirar o chapéu são termos claramente elogiosos. Temos que mudar o contexto e as mentes. Patrulhar as palavras só leva ao entrincheiramento. Meu filho tem um amigo, o Anderson, que é preto, crioulo, afrodescendente, negro, enfim, tem bastante melanina na pele e é um sujeito grande e forte, e estes são são os motivos pelos quais ele atende por Anderson Negão, ou simplesmente Negão. Seria sinal de preconceito se a turma de amigos deixasse de chamá-lo de Negão para serem politicamente corretos e imbecis.

Então, vamos deixar de frescura!

http://www.youtube.com/watch?v=fRzMKb7JvEg&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=c6VLhobB3mk&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário