Aqui compartilho contos, crônicas, poesia, fotos e artes em geral. Escrevo o que penso, e quero saber o que você pensa também. Comentários são benvindos! (comente como ANÔNIMO e assine no fim do comentário). No "follow by E mail" você pode se cadastrar para ser avisado sempre que pintar novidade no blog.

sábado, 21 de dezembro de 2013

Onde Você Gostaria de Ter Nascido?

Minha terra tem palmeiras
onde canta o sabiá,
As aves que aqui gorjeiam
não gorjeiam como lá.
(Gonçalves Dias)




Recentemente uma rádio lançou a pergunta para os ouvintes: Onde você gostaria de ter nascido?

Sei de muitas pessoas que, definitivamente, foram extraviadas pela cegonha e nasceram no lugar errado. Uma amiga, por exemplo, acaba de se mudar de Niterói para a serra gaúcha.

“Mas sua família é do Sul? Tem parentes por lá?”

“Não, não tenho nenhum parente por lá.”

“Então foi proposta de emprego?”

“Também não.”

“Seu marido foi transferido e você vai acompanhá-lo?”

“Nananinanão.”

Nada disso. Ela e o marido pesquisaram muito sobre qual seria o melhor lugar do Brasil para viver e criar os filhos, e concluíram por uma pequena cidade vizinha a Bento Gonçalves. Ela odeia calor e não liga para praia. Gosta de trabalhar duro e de tudo muito bem organizado. É clara, alta, de olhos verdes e, tenho certeza, em pouquíssimo tempo, vai estar falando na segunda pessoa: “Quando é que tu vens nos visitar, tchê?” Um caso cristalino de alguém que sempre foi gaúcha e nasceu no Estado do Rio por engano.

Existem alemães e suecos que vagam perdidos pelo mundo até o dia em que desembarcam na Bahia ou no Rio de Janeiro. Tomam contato com nosso controverso jeitinho e são tomados pela certeza de que essa nossa flexibilidade em relação às regras é a melhor maneira de levar a vida e se relacionar, e não aquela rigidez cartesiana e sem criatividade dos povos nórdicos. Adoram os guardadores de carro, fazem amizade com camelôs e ficam enternecidos com os malabaristas de sinal; deliciam-se em pendurar uma conta, saem dizendo “Aparece lá em casa”, aprendem a chegar atrasados e derretem-se em dar beijinhos e abraços em pessoas a quem acabaram de ser apresentados. Adotam a bermuda e o chinelo como uniforme e procuram logo quem lhes ensine a tocar tamborim ou berimbau.

Há também baianos e cariocas que se irritam com tudo isso. Vivem a vida em um banzo sofrido e inexplicável até o dia em que são despachados a trabalho para Oslo ou Frankfurt e só então descobrem seu paraíso, sua terra natal. Nunca mais saem de lá, maravilhados com os trens que chegam na hora, com os espetáculos que começam pontualmente, com o cumprimento estrito de prazos e compromissos, com a neve e até com a maior reserva no trato interpessoal. Batizam os filhos de Helmut e Ingeborg e nunca mais voltam para os trópicos.

De minha parte, penso que sou brasileiro e niteroiense desde muito antes de abrir os olhos nesse mundo. Como a maioria de meus conterrâneos, percebo e lamento tudo o que nos afasta de termos uma pátria mais mãe gentil e menos madrasta. Mas, sinceramente, não trocaria esse país imperfeito por outra terra qualquer para viver. Não por nacionalismo ou xenofobia. Na verdade, as fronteiras e os idiomas que separam os seres humanos são, a meu ver, uma coisa artificial, criada e mutante, separando os diversos patrícios da grande e única nação humana. Basta dar uma olhada na constante dança das fronteiras na Europa nos últimos cem anos, para não irmos muito longe no tempo.

Tem gente que, com toda razão, se diz feliz em olhar pela janela de sua casa na Alemanha e ver bem ali onde foi aplicado o dinheiro de seus impostos. Aqui, nem sempre é tão simples. Somos uma civilização em construção que avança aos trancos e barrancos. Porém, sinto mais prazer no desafio de entrar no segundo tempo de um jogo difícil para tentar virar um placar adverso do que em fazer número em campo num jogo que já está ganho de goleada.


De qualquer forma, ninguém escolhe onde vai nascer. Mas pode escolher onde vai morrer. E você?

2 comentários:

  1. Gostei muito do texto!
    Lembranças do passado, eu amo meu país, mas tenho uma
    saudade de algo que não consigo encontrar por aqui.
    Abraços,
    Rosário

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo,
    Sabe que você tinha razão? Estou morando aqui em Carlos Barbosa(Serra Gaúcha) RS, a aproximadamente 7dias, somente hoje tive acesso ao sei blog, e te faço o seguinte relato para confirmar sua teoria. Hoje estava comentando com meu marido que apesar de estar a pouquíssimo tempo na cidade, e não conhecer muitas pessoas, ao sair nas ruas não me sinto uma estranha no ninho, sinto como se este sempre tivesse sido o meu lugar! A ausência da família e amigos que estam em Niteroi é o único ponto negativo. Muitas coisas me fazem sentir orgulho nessa cidade, a educação das pessoas, a limpeza, a qualidade do ensino público (no qual pela primeira fez meus filhos terão a oportunidade de usufruir), o transporte gratuito financiado pela prefeitura aos alunos em todos os níveis,o clima agradabilissimo;(a sensação térmica hoje no Rj foi 50graus? Foi mal, aqui fez 24graus, e etc. ...Claro que não estou no lugar perfeito, pois ele não existe, aqui também existem problemas, mas estes são compensados por muitas qualidades! Bjs da gaúcha desde sempre, Adriana Chaves

    ResponderExcluir