Aqui compartilho contos, crônicas, poesia, fotos e artes em geral. Escrevo o que penso, e quero saber o que você pensa também. Comentários são benvindos! (comente como ANÔNIMO e assine no fim do comentário). No "follow by E mail" você pode se cadastrar para ser avisado sempre que pintar novidade no blog.

domingo, 10 de agosto de 2014

Adeus à aquarela

A necessidade de se expressar através da arte é universal e tão
antiga quanto a espécie humana.
Há uma semana decidi que era hora de dar um tempo em minhas aulas de aquarela. Frequentei aulas com Renato Alarcão por três anos. Continuava sendo um grande prazer comparecer àquele compromisso nas segundas à noite, mas aos poucos fui me dando conta de que ultimamente o maior motivo para eu continuar à frequentá-las era a conversa, não só com Renato (que hoje é um bom amigo) como com meus colegas Chrystiane, Lívia, Dudu e Basílio, os quatro que, comigo, formavam ultimamente o hardcore da turma, fora o público flutuante. Todos gente fina, interessante, inteligente e de sensibilidade artística. Na última aula percebi que estava falando demais e pintando de menos, atrapalhando o andamento da aula. Hora de dar não um adeus, mas um até logo.

Uma vez perguntei a um colega médico qual era seu hobby. “Como assim, hobby?”, ele estranhou a pergunta. “Aquilo que você gosta de fazer quando não tem nenhuma coisa que precise ser feita.” “Ah, sim! Eu gosto de ler jornal.” Como assim???

Para mim é difícil conceber que alguém viva uma vida inteira sem tentar se expressar artisticamente de alguma forma. Que dedique seu tempo livre apenas a dormir, beber cerveja, perambular pela internet ou ver TV. O mundo com toda a sua beleza e complexidade e os homens e mulheres, com suas grandezas, misérias e angústias, das quais compartilhamos todos, me são impactantes demais para que eu não me deixe arrastar e me assombrar a cada dia, a cada palavra, a cada paisagem. Daí, a necessidade de tentar de alguma forma expressar como a vida me afeta, como eu a percebo e sinto. É uma urgência tão básica quanto a respiração. Então eu flerto com a fotografia, com a pintura e com a literatura, tanto consumindo e admirando o fazer dos artistas de verdade como me arriscando nessas formas de expressão. Sem isso, me deprimo.

Cada um de nós tem uma visão da vida de um ângulo peculiar, e podemos mostrar ao mundo essa visão original. Nós nem ninguém tem a visão completa e definitiva, e ver pela experiência do outro enriquece a compreensão da existência.

Agora estou fascinado pela fotografia, em especial pela foto de aves, paixão da vez despertada pela enorme variedade de pássaros que aparecem em nosso sítio na serra. A maior parte deles era desconhecida para mim. Comecei então a fotografá-los e a tentar saber quais eram. Na sequência natural, descobri que tem muita gente que também curte reconhecer, fotografar e gravar o canto de pássaros. Ponto de partida para novas amizades, o efeito colateral saudável de todos os hobbies.


“Ah”, dirão, “mas eu não tenho talento artístico.” Todo mundo (ou quase?) tem uma habilidade, um interesse, uma coisa à qual gostaria de se dedicar se tivesse tempo. E tempo é questão de prioridade. Pode ser culinária, pesquisa histórica, literatura, um esporte qualquer, desde alpinismo até xadrez, bordado, carpintaria jardinagem ou astronomia. Algo a que se possa dedicar pelo puro prazer da coisa, sem expectativa de ganho financeiro e independente de reconhecimento. Sugiro que todos encontrem um interesse e dediquem-se a ele. Deixe sua marca, diga como você vê a vida. É uma forma de não morrer.

3 comentários:

  1. Amigo Ralph,
    concordo plenamente com você.
    Talvez, por ter feito algumas pequenas descobertas, nessa busca de novos interesses, não sinto que a idade esteja chegando de forma tão carrasca. É fundamental reservar esse espaço para que tenhamos uma vida mental e interior saudável. Para mim não poderia ser diferente, há momentos que preciso me ilhar para ver melhor.
    Parabéns mais uma vez.
    Abraços,
    Rosário

    ResponderExcluir
  2. Vou sentir muita falta do nosso grupo e das nossas conversas!!!!! E que venha a fotografia, e depois novamente a aquarela, a arte é isso novas descobertas e redescobertas!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Que a aquarela dê mais um espacinho para a volta à literatura também... ;-)
    Ótimo texto, já tem destinatári(o)(a)(s) cert(o)(a)(s)!

    ResponderExcluir